PROJETOS



PROJETO JARDINAGEM E HORTA

     No projeto Jardinagem e Horta  participam todos os alunos da EJA/ sócio-ocupacional que estudam no turno da manhã. A professora Irma é responsável pela oficina tendo o auxílio do Técnico Agrícola Nilvo Drumm que é cedido para orientar a semeação e o cultivo de legumes, hortaliças, frutos, flores e folhagens os quais são comercializados para a comunidade e a renda é revertida em passeios para os alunos da EJA. 
     Este projeto objetiva proporcionar aos alunos uma atividade prática que permita desenvolver os cuidados que devemos ter com a natureza, observando o nascimento, o crescimento e a utilidade das plantas. O projeto também abrange a separação de lixo (composteira) e captação de água da chuva para a irrigação de plantas na estufa e canteiros externos.



     Desde 2011 a escola possui uma Estufa. Nossa estufa é aberta a visitação mediante agendamento prévio pelo telefone (54)3282 31-44. Venha conhecer este maravilhoso espaço localizado no coração de Canela!
 
Paulo está cultivando alfaces. Na foto acima Neri está praticando a poda.

______________________________________________________________
               PROJETO AGENDA AMBIENTAL
  
Coordenado pela professora Marilda Tegner Ruivo que auxilia a Ecolíder Caroline Gil, aluna do módulo VI, o projeto objetiva conscientizar a comunidade escolar da importância das ações desenvolvidas que visam a preservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida.
                                           
  Caroline Gil
______________________________________________________________
 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Coordenado pela professora Deise no turno da tarde e Simone no turno da manhã. Objetiva zelar e propiciar um ambiente telemático e multimídia de interação aluno-máquina a fim de incentivar a pesquisa, criatividade, conhecimento, lazer, diversão, informação, aprendizagem e acessibilidade, tudo isto, de uma forma descontraída onde o aluno se desprenda da cobrança de sala de aula e possa por à tona suas potencialidades com o auxílio da professora laboratorista. Durantes as aulas os alunos com dificuldades motoras usufruem de recursos de tecnologia assistiva diversos para que possam realizar suas atividades. A chegada da ferramenta 'lousa digital' em meados de 2012 disponibilizou mais um recurso interativo e facilitador para o trabalho com alunos.
 






______________________________________________________________
DTG NOVO HORIZONTE

 Nossa escola possui o DTG dividido em duas categorias: Mirim e Juvenil. Na categoria Mirim participam os alunos do turno da tarde e as professoras responsáveis pelo trabalho são Mariana Schaeffer e a Psicomotricista Cristina. Os ensaios ocorrem todas as quarta-feiras das 16h às 17h. Os alunos do turno da manhã participam na categoria Juvenil e os ensaios ocorrem quinzenalmente sob a coordenação da professora Angela Engelmann.
Abaixo a turma de 2012
 Professora Mariana ensaiando com os pequenos do DTG Mirim 2013
____________________________________________________________

PAPEL RECICLADO
  Desde 1999 é realizado o trabalho de reciclagem na escola. Para a reciclagem utiliza-se sobras de papéis brancos. Esta oficina é ofertada aos alunos que participam da modalidade EJA/ sócio-ocupacional sob a coordenação das professoras Rosângela Dias e Irma Bolfe. Nas oficinas são confeccionados cartões de Natal e capas para blocos de anotações os quais são comercializados com a finalidade de reverter lucro para a realização de passeios para os alunos da modalidade.

_____________________________________________________________
OFICINAS DE TEATRO E DANÇA

Esta oficina é ministrada pela professora de Educação Física e Psicomotricista Maria Cristina. Nesta oficina os alunos aprendem a se expressar artisticamente através do teatro e da dança. Dentro desta proposta são criados números de teatro e dança os quais são apresentados em comemorações realizadas na escola e participações especiais em mostras de teatro e dança da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
_______________________________________________________
                         PROJETO TURISMO

Nosso município é rico em parques e belezas naturais as quais são objeto de admiração para turistas de todo o País. Por isto surgiu o projeto Turismo: para que os alunos do PPEPA (Programa Pedagógico específico para Adultos), antiga EJA, possam visitar e contemplar estes lugares maravilhosos, entrar em contato com a natureza e aprender sobre sua história, espécies de plantas e árvores bem como de animais. Conhecendo estes locais os alunos saberão indicá-los caso turistas os pergunte na rua. O projeto iniciou suas atividades no mês de abril e terá duração até o final do ano. Serão visitados a Catedral de Pedra, Parque do Caracol, Parque do Pinheiro Grosso, Castelinho do Caracol, Parque da Ferradura, Mundo à Vapor e Parque de rodeios do Saiqui.