terça-feira, 17 de setembro de 2013

Folclore: A lenda da gralha azul

No dia 29 de agosto os alunos do turno da tarde reuniram-se no salão interno da escola para escutar a lenda da Gralha Azul e desenvolver atividades sobre a mesma, como confecção de fantoches e cartazes. A professora Mari Elizabeth contou a lenda:

A gralha-azul é uma ave que tem por hábito enterrar pinhões em tempo de fartura para armazená-los e ter a comida garantida. Muitas vezes ela não volta a desenterrar o mesmo e eles germinam dando origem a novos pinheiros. Por essa razão, pesquisadores afirmam que a ave é de grande importância para a conservação da floresta de araucárias.
Segundo a lenda da Gralha-Azul, seu comportamento de enterrar pinhões tem outro motivo... Há muitos anos a Gralha-Azul era, na verdade, uma ave negra. Certo dia enquanto descansava num pinheiro sentiu um lenhador golpeando o tronco da árvore. A árvore tombou no chão.Triste e inconsolável a ave voou bem alto no céu, parecia querer acordar de um pesadelo. Lá ela ouviu a voz de um anjo que disse que ia pintá-la da cor azul, igual ao céu. Em troca, ela ajudaria a preservar a floresta plantando sempre mais pinheiros.
Dizem por aí, que sempre que um caçador tenta atirar na ave,a arma explode em suas mãos. 
fonte: http://lendasefolclores.blogspot.com.br/2012/01/lenda-gralha-azul.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário